Pesquisar

Como as referências podem ajudar você.



 

por Therese Droste

Fiz uma entrevista numa empresa e praticamente fui contratado. No entanto, eles consultaram uma das minhas referências, que não foi muito favorável a meu respeito. Eu não tinha uma boa relação de trabalho com ela, mas acreditei que ela diria que sou um funcionário confiável. Como fornecer aos seus empregadores referências em potencial que vão me ajudar a conseguir um emprego?

O Que Diz o Especialista. Pense nas suas referências como se fossem plantas. Cabe a você nutri-las de informações para posteriormente colher frutos doces. Manter suas referências informadas para agilizar suas informações, permitindo podar más informações e lembrar o seu bom desempenho.

Wendy Bliss, Consultora de Recursos Humanos da Colorado Springs, autora de Referências Legais e Eficazes: Como Fornecer e Conseguir, responde a algumas perguntas comuns sobre referências de trabalho.

Quando deve se fornecer referências?
De forma simples, deve-se fornecer referências apenas quando o empregador em potencial assim o pedir. "Algumas pessoas entregam uma lista de referências junto com seu currículo; no entanto, se você estiver na fase inicial do processo de seleção, existe a possibilidade de que suas referências sejam contactadas antes que você os conte sobre o seu novo emprego," afirma Wendy.

Como você mantém suas referências informadas?
Se você percebe que está quase recebendo uma oferta de emprego que é interessante, entre em contato com as pessoas que você sabe que darão boas referências ao seu respeito. "Também entre em contato com os seus surpevisores mais recentes, já que os empregadores vão querer contactar seus últimos supervisores diretos," afirma Wendy. O que acontece se você tinha um mal relacionamento com sua chefe? "Ainda assim, é importante telefonar, deixando-os informados de que um empregador poderia chamá-los ao seu respeito".

O Que Dizer às suas Referências?
Bliss aconselha informar às referências sobre o emprego ao qual você está se candidatando. Relembre os resultados do passado e projetos bem sucedidos. "Vale a pena também dar às suas referências algumas dicas amplas a respeito do que elas deveriam dizer ao seu respeito," acrescenta. Por exemplo, você pode dizer de forma educada: "Ficaria muito grato por qualquer afirmação convincente que você pudesse fornecer sobre o meu desempenho ou hábitos de trabalho. Existem muitos concorrentes para o cargo, e a sua referência poderia fazer a balança pender a meu favor".

De Quantas Referências Você Precisa?
Em primeiro lugar, é bom entender a diferença entre uma lista selecionada de referências, a que é entregue ao empregador e a que inclui boas referências – e uma lista geral de referências. Esta última poderá incluir chefias que o empregador irá consultar de qualquer maneira. No conjunto, é bom ter pelo menos três pessoas na sua lista de referências selecionadas que comentarão favoravelmente a respeito do seu desempenho e caráter", afirma Wendy.

E se Houver Algo Negativo no seu Histórico de Empregos?
Ligue para seu supervisor para poder esclarecer, sugere Bliss. Diga que está a procura de um outro emprego e que, mesmo que se o seu último emprego não deu certo, você gostaria que ele citasse algumas de suas contribuições para o sucesso de sua antiga empresa, como por exemplo, A, B e C.

Nenhum comentário:

Planejar...