Pesquisar

Um Curriculum e Uma Entrevista

Até hoje em meu trabalho como recrutadora uso uma técnica que é de ler "todos" os curriculuns que recebo. As vezes me perguntava se isso seria uma boa prática, até porque dá um trabalho imenso. Hoje mais que nunca acredito que é e sempre será uma excelente prática. A questão está em entender como essa decisão pode ser produtiva. Sempre tenho um volume de curriculuns imenso para analisar e neste volume é comum encontrar documentos muito bem escritos com muita informação, assim como documentos com pouquíssima informação.

Com toda certeza uma boa dica para os candidatos é que eles estudem bem como fazer um curriculum. Saber escrever um bem o seu curriculum tem um peso bastante grande na chance de ser escolhido para uma entrevista e concorrer a uma vaga. Se ele está bem escrito certamente irá chamar a atenção do recrutador, mesmo com poucas informações.

A pouco tempo recebi um curriculum que tinham poucas informações, porem colocado de forma adequada fez toda a diferença. Chamei para a entrevista. Quando ia conversando com ele fui buscando mais informações e cada vez mais apareciam descrição interessantes, que poderiam estar no curriculum mas não estavam. O segundo maior momento deste candidato se deu na entrevista. Diria até que foi decisivo para a sequencia do processo.

Na entrevista comecei analisando as informações que ele colocou no documento, porem a cada passo ele trazia mais informações. Percebi que as respostas que ele me deu não estavam no documento. A descrição das suas atividades poderiam ser usadas na incrementação das informações do curriculum o que ajudaria muito ser chamado para entrevistas.

Desse momento em diante pude perceber que um curriculum bem escrito faz uma enorme diferença, por outro lado o que estou querendo demonstrar é a atenção ao detalhamento das informações no momento de decidir o que escrever no curriculum para que possa ser chamado para a entrevista. E aqui também destaco a importância de uma boa entrevista por parte do recrutador na luta constante de buscar os melhores candidatos.

Veja o curriculum que recebi...

Uma vaga de estágio para programador Java, com conhecimentos em Java e que estivesse cursando Computação. O documento está muito sucinto, porem bem focado aos requisitos da vaga aberta.

Nome: Santos
Fone: (48) 3244-0000 ou (48) 9900-0000
E-mail: @
Escolaridade:Ciências da Computação -6° Fase - Universidade
2º Grau: Colégio
Aperfeiçoamento:Curso de Inglês: Wizard Idiomas - Completo - Concluído.
Conhecimentos: banco de dados (IDF1X, POSTGRESQL), engenharia de software (UML), Delphi e Java.
Experiência Profissional
Clínica Médica S.A.
Rua: XXX
Função: Digitador
Auxiliar de Financeiro - atual.
Fone (048) 3200-0000

Um bom exemplo que poderia ser melhorado, pois ele estava na faculdade, trabalhando com Java intensamente.

Bom, agora é aproveitar as dicas...

Boa sorte.

Um comentário:

Adriana Prates disse...

Olá Andrea,
você consegue com facilidade expor questões relevantes sobre sua vivência profissional.
Aprendi ainda mais, lendo seu texto.
Percebi que em outubro, você postou um recado em meu blog e realmente concordo com você: temos valores e pensamentos muito similares.
Que bom!
Vamos compartilhar mais.
Abraços,

Planejar...